Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores
Actividades Destaques 2015-2018 2014-2011 2010-2007 2006-2003 2002-1999
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Actividades seta 2014-2011 seta ACT 26: Public and Private in the Contemporary Age

ACT 26: Public and Private in the Contemporary Age

Data: 13 e 14 de Outubro de 2011
Local: FLUL
Programa
Call for papers


PÚBLICO E PRIVADO NA ÉPOCA CONTEMPORÂNEA, O DESLIZAR DE UMA FRONTEIRA.
ESPAÇOS, SOCIEDADES, ARTES E MUDANÇAS


     É com imenso prazer que anunciamos a ralização do colóquio Público e privado na época contemporânea, o deslizar de uma fronteira, organizado pelo Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, e a ter lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa nos dias 13 e 14 de Outubro de 2011.
     Este colóquio propõe uma reflexão sobre o tema do “público” e do “privado”, bem como sobre as mudanças que têm vindo a decorrer em torno destes conceitos desde a segunda metade do século XX.
     Os limites entre os dois conceitos foram mudando gradualmente, bem como o sentir e as necessidades a eles associados; o homem, enquanto animal social e entidade cognitivamente em evolução, procura construir novas estratégias de protecção e de exposição, de relacionar-se e de isolar-se; a nossa intimidade é cada vez mais representada, mais exposta e, contudo, sempre mais distante, protegida, afastada do outro pela sua própria sobreexposição. Talvez tudo se torne público, mas público significa “de todos” ou  “de ninguém”? Até que ponto Íntimo e privado coincidem?
     O nosso objectivo neste encontro será, portanto, tentar delinear as alterações da nossa época, tomando em consideração os paradigmas fundamentais da nossa vida em sociedade, e reequacionando-os de acordo com a época contemporânea. A troca de ideias e de resultados da pesquisa científica entre as diversas áreas de estudos afigura-se então como interesse central desta conferência, mas o enfoque da reflexão recairá sobretudo no modo como os conceitos de “público” e de “privado” se estão a alterar, e de que forma estas mudanças são identificáveis na nossa sociedade, quer ao nível da organização do espaço, nos ritmos e nas suas relações, na sua estrutura jurídica, na descrição das suas exigências e frustações, ou até mesmo na concepção e imagem do corpo humano, e sua exposição e manipulação.
     A nossa necessidade de privacidade e, concomitantemente, de exposição pública, mudou de forma profunda nos últimos 60 anos. Por conseguinte, sugerimos estabelecer esta perspectiva como ponto de partida incial para definir os paradigmas principais que nos possibilitem perceber a nossa própria realidade, assim como as novas necessidades e expectativas do ser humano.

Oradores convidados:

  • Professor Thierry Paquot , filósofo do urbanismo;
  • Professor Stefano Rodotà, Ciências Jurídicas;
  • Professor Anthony Vidler, Arquitectura e História de Arte;
  • Professor Julien Glauser, Antropologia e Estudos Urbanos;
  • Arquitecto Didier Fiuza Faustino;
  • Escritor e jornalista Bernardo Carvalho.

     Os oradores deverão preparar-se para uma apresentação de 20 minutos seguida de questões. Envie um abstract de 250 palavras e uma breve nota biografica (100 palavras) para: Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email . O prazo de envio dos abstracts será até o dia 1 de Junho de 2011.
     As propostas deverão conter o título da comunicação, o nome, a Instituição de afiliação e os detalhes de contacto.
     Segue-se uma lista com alguns dos tópicos possíveis para as propostas de apresentação. (É de referir que os tópicos incluidos na lista servem sobretudo para definr as principais linhas de orientação, pelo que serão igualmente aceites propostas que não estejam abrangidas pelos tópicos desta lista):

  • Público/Privado e os media;
  • Descrição do espaço privado na Literatura e em outras artes;
    Novos conflitos entre público e privado na arquitectura e em site-specific art;
  • Mudanças psicológicas relacionadas com a experiência e interpretação do espaço privado/espaço público;
  • Perspectiva antropológica dos espaços públicos e das dinâmicas sociais;
  • Visão diatópica do Público e do Privado, comparação entre diferentes culturas e critérios;
  • Intimidade e Migração, deixando a intimidade para trás: este tópico poderá ser explorado no contexto de uma análise de obras literárias ou de outras artes, bem como na interpretação de conteúdos de pesquisas socio-antropológicas.





| Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
conteúdos: © 2006 - 2019, Centro de Estudos Comparatistas
textos assinados: © autor respectivo