Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores
Actividades Destaques 2015-2018 2014-2011 2010-2007 2006-2003 2002-1999
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Actividades seta 2015-2018 seta Ciclo de Conversas Migrações Artísticas Em e Para Além de Lisboa I 3ª Sessão

Ciclo de Conversas Migrações Artísticas Em e Para Além de Lisboa I 3ª Sessão

Data: 15 de Setembro de 2015
Hora: 19:00 horas
Local: Hangar
Cartaz


Nesta 3ª sessão do ciclo participam Mário Macilau e Gabriela Salgado.

Migrações Artísticas Em e Para Além de Lisboa, organizado por Ana Balona de Oliveira, no âmbito de uma parceria entre o Centro de Estudos Comparatistas (CEC-FLUL), o Instituto de História de Arte (IHA-FCSH-UNL) e o Hangar em Lisboa, é um ciclo de conversas com artistas, alguns dos quais em residência no Hangar no âmbito do programa de residências artísticas ‘180º Artistas ao Sul’, e outros convidados. Através de vários meios, os artistas em questão examinam e problematizam noções de identidade e diferença, não só nacional e diaspórica, como também cultural, racial, de classe, género e sexualidade, assim como a noção de produção artística enquanto forma de investigação da histórica e da memória, quer colectiva, quer individual, quer pública, quer privada, com o intuito de examinar as contradições do presente e imaginar futuridades possíveis.

Em 2015, um ano depois das celebrações dos quarenta anos da Revolução dos Cravos em Portugal, celebram-se os quarenta anos da independência de Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Angola. Este ciclo pretende constituir-se também como fórum alargado e diversificado de discussão sobre os legados históricos das independências, das utopias e das realidades produzidas pelas lutas anti-coloniais e pelas construções nacionais pós-independência, não esquecendo as guerras civis que se seguiram, num contexto geo-político alargado, os seus fins, as décadas mais recentes de abertura económica e globalização e a forma como estas histórias e memórias, as suas celebrações e problematizações são examinadas pela produção artística contemporânea.

Pretende-se criar um espaço de debate em que práticas artísticas sejam não só pensadas e debatidas com públicos diversos e em abertura à comunidade, mas concebidas desde logo como fruto de diálogos, encontros, colaborações e trocas transdisciplinares entre vários sujeitos, práticas e contextos. O ciclo culminará numa publicação com documentos textuais e visuais produzidos pelos vários intervenientes e outros interlocutores convidados.

Gabriela Salgado is an Argentine-born curator based in London, where she obtained an MA in Curating Contemporary Art from the Royal College of Art. She has curated a large number of exhibitions and has lectured in over twenty countries. She specialized in Latin American art as Curator of the Collection of Latin American Art at Essex University, UECLAA (1999-2005) and was curator of Public Programmes at Tate Modern (2006-2011). She curated La Otra Bienal in Bogotá, Colombia (2013) and the 2nd Biennale of Thessaloniki, Greece (2009). She works internationally as curator and consultant and is currently directing a programme of exchanges between African and Latin American artists.

Ciclo organizado por Ana Balona de Oliveira (CEC-FLUL/CITCOM/Deslocalizar a Europa/Cultura Visual, Migração e Globalização & IHA-FCSH-UNL/CASt)






| Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
conteúdos: © 2006 - 2019, Centro de Estudos Comparatistas
textos assinados: © autor respectivo