Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores
Actividades Destaques 2015-2018 2014-2011 2010-2007 2006-2003 2002-1999
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Actividades seta 2015-2018 seta Conversas urbanas alternativas #4

Conversas urbanas alternativas #4

Data: 7 de Novembro de 2017 | Horário: 18:00
Local: Livraria Tigre de Papel
Cartaz


Carlos Garrido à conversa com Verónica Conte

Haverá lugar para narrativas urbanas alternativas nas cidades de hoje?

O projecto Off-LX do Centro de Estudos Comparatistas organiza este ciclo de conversas com artistas, pensadores e especialistas de diversas áreas do saber, com o objectivo de reflectir sobre o que podemos considerar uma narrativa urbana alternativa nas cidades contemporâneas. Propõe-se criar um diálogo e debate em torno das práticas artísticas e a sua relação com os vários contextos urbanos, políticos e arquitecturais, bem como em torno da relação entre os elementos materiais da cidade e as possibilidades de interacção social, comunicativas e de expressão criativa.

As práticas artísticas contemporâneas, tendo o espaço público como alvo, são formas privilegiadas para pensar e teorizar sobre a sua espacialidade distintiva: representações do espaço, do quotidiano, as tensões e relações sociais, as diferenças e diversidade culturais. Pretende-se questionar criticamente oposições binárias tais como centro/periferia, institucional/alternativo, reflectindo como culturas marginais são (ou não) apropriadas pelo discurso institucional, como as zonas periféricas influenciam as posições centrais do sistema da cultura e vice-versa, o que se traduz numa negociação identitária. Estas áreas móveis e instáveis serão centrais para o nosso debate.

Pensando na cidade como uma variedade de narrativas e discursos, propõe-se uma forma de reflexão que possa dar conta das variações, contradições, movimentos nas cidades a partir de um perspectiva multidisciplinar e comparatista.

 

Carlos Garrido Castellano é investigador de pós-doutoramento FCT no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação centram-se na cultura visual e as práticas artísticas colaborativas em contextos pós-coloniais. É autor de dois livros sobre arte contemporânea das Caraíbas. Actualmente trabalha numa nova monografia sobre arte socialmente comprometida e colonialidade.

Verónica Conte trabalha de forma transdisciplinar cruzando a investigação científica e artística, em torno da cor, das emoções, da escuta-colaboração com pessoas, paisagem e espaço público. Doutorada em Design (2014), mestre em Cor na Arquitetura (2006), e Arquiteta Paisagista (2002).

 

Actividade (regular) organizada no âmbito do projecto OFF-OFF Lisbon: Narrativas Urbanas Alternativas, do grupo THELEME do Centro de Estudos Comparatistas.






| Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
conteúdos: © 2006 - 2019, Centro de Estudos Comparatistas
textos assinados: © autor respectivo