Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores
Actividades Destaques 2015-2018 2014-2011 2010-2007 2006-2003 2002-1999
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Actividades seta 2015-2018 seta Curso Livre Cinema Português e Ibero-americano

Curso Livre Cinema Português e Ibero-americano

Data: 7 a 30 de Outubro de 2015
Hora: 17:00 - 20:00 horas
Local: salas a designar, FLUL
A decorrer
Cartaz | Programa | Ficha de Inscrição


O Curso de Formação Avançada e Curso Livre “Cinema português e ibero-americano: diálogos históricos, literários e culturais” integra-se numa das linhas de trabalho nucleares no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com experiência reconhecida na organização de cursos, workshops e outras formações breves destinadas à comunidade. Concretamente, o curso vincula-se com os interesses do projecto DIIA – Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos, que se dedica ao estudo das produções literárias de Portugal e de Espanha e da América Latina a partir de um olhar comparatista, transnacional e interlinguístico. Por outro lado, o curso integra-se igualmente no âmbito do projecto O Cinema e o Mundo – Estudos sobre Espaço e Cinema, também em desenvolvimento no Centro de Estudos Comparatistas, e que investiga as articulações teóricas entre a sétima arte e o espaço, de forma interdisciplinar e interartística.

Este curso tem como objectivo fundamental proceder a uma abordagem panorâmica de cinematografias portuguesas, espanholas, chilenas e brasileiras. Serão enunciadas relações possíveis entre cinema e literatura e também questões relacionadas com a paisagem no cinema português. Será tido em conta a história do cinema português, espanhol e ibero-americano, sempre em relação com a história das nações e seus contextos culturais. A abordagem destas problemáticas será orientada por uma perspectiva comparatista, que permitirá dar a conhecer as intensas relações literárias, culturais e históricas entre estas diversas comunidades, e a complexidade dos sistemas cinematográficos e literários considerados no seu conjunto.

 

OBJECTIVOS:

- Conhecer as intensas e complexas inter-relações existentes entre o cinema, a história e a literatura portuguesas, espanholas e ibero-americanas, através de exemplos históricos e contemporâneos.

- Desenvolver técnicas de análise fílmica, literária e histórica a partir de uma perspectiva comparatista.

- Considerar as possibilidades de aplicação didáctica do olhar comparatista no ensino da história, literaturas e culturas de Portugal, de Espanha e da Ibero-América.

 

DESTINATÁRIOS:

- Professores de Português e Estudos Sociais/História (Grupo 200), Educação Visual e Tecnológica (Grupo 240) do 2.º Ciclo do Ensino Básico; e de Português (Grupo 300), Espanhol (Grupo 350), História (Grupo 400) e Artes Visuais (Grupo 600) do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

- O Curso está também aberto ao público gera.






| Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
conteúdos: © 2006 - 2019, Centro de Estudos Comparatistas
textos assinados: © autor respectivo