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Plano curricular e seminários a oferecer em 2012-2013
Coordenador do Programa em Estudos Pós-Graduados: Clara Rowland

Programa em Estudos Comparatistas 2012-2013

Seminários a oferecer em 2012-2013


Letras e Literaturas Europeias
(Tópicos em Comparatismo 1 – Helena Buescu e Joana Moura. S1, 2ª 10-13h, 12 ECTS)

Reflexão sobre o conceito de literaturas europeias no quadro da literatura-mundo. Relações com literatura comparada, possibilidades e limites. A conformação teórica dos conceitos. As relações com o fenómeno e a teoria da tradução. A distância cultural e crítica como forma de interrogação e interesse. Textos de: Sófocles, Santo Agostinho, Pico della Mirandola, Camões, Shakespeare, Racine, Goethe, Dostoiévski e Camilo Pessanha.



Da vida das marionetas: figuras do corpo animado na literatura e no cinema
(Tópicos em Comparatismo 2 – Clara Rowland. S1, 3ª 14-17h, 12 ECTS)

Tomando como ponto de partida a leitura “autónoma e parasitária” de Pinóquio por Giorgio Manganelli (Pinocchio: un libro parallelo), este seminário irá concentrar-se sobre as figuras da marioneta, do autómata e do ventríloquo, interrogando o problema da animação do corpo inanimado e a sua relevância para questões de representação na literatura e no cinema. Serão considerados ensaios de Kleist, Baudelaire, Freud, Rilke e Artaud, textos de Hoffmann, Landolfi, Philip Roth e filmes de Bergman, Powell e Pressburger, Pasolini e Kitano.



Black Paris
(Tópicos em Comparatismo 3 – Eileen Julien, Indiana University. S2, 12 ECTS, 3ª 10-14h. Em inglês.)

As early as the 1800s, free New Orleanians of color journeyed to France, a country that seemed to offer them greater freedom.  Since then, countless African Americans, including writers, musicians, visual artists, and performers, have made Paris or France--however temporarily—their home.  By examining the lives and work of Josephine Baker, James Baldwin, Claude McKay, Richard Wright, and African, Caribbean, and French intellectual counterparts (Aimé Césaire, Jean Genêt, Jean Paul Sartre, Léopold Sédar Senghor), we will consider the broad intellectual issues arising from this displacement: the historical and cultural ties of New Orleans to the Caribbean and France, migration and exile, “African primitivism” and the jazz age, the Harlem Renaissance and the négritude movement, transnationalism, race and the performance of identity.



A palavra e o gesto: a alma épica
(Seminário Inter-artes – José Pedro Serra. S2, 2ª 16-19h, 12 ECTS)

Canto primeiro e original, a epopeia revela, desde Homero, uma específica visão do homem, do mundo e da vida, na qual se desenha um desejo de glória e de imortalidade nascidos na aguda consciência da morte, na aspiração ao Absoluto que borda a finitude da humana condição. Procuraremos saber em que consiste o gesto épico, que generosidade o anima, por que palavra se expressa, de que forma atravessou os séculos e ganhou voz nas diversas sociedades. Mover-nos-á, enfim, a tentativa de compreender a especificidade de uma mundividência épica e de que forma é ainda hoje a epopeia um rosto nosso, rosto em que se cruzam as mais fundas dores, alegrias e aspirações.


Opções:

Seminário Internacional Literature and Change in Europe (LACE)
(Opção. Seminário em e-learning. S1, 12 ECTS. Em colaboração com as Universidades de Aarhus, Bolonha, Granada, Groningen, Leuven e Tartu. Em inglês.)

The course gives an in-depth view on new ways of approaching literature, in an extended sense, ranging from magazines to digital literature. The strong emphasis on intermediality aims to provide students with the necessary innovative tools for understanding the changing paradigms in postmodernity. We will especially focus on the interplay between literature, oral and visual culture, as well as to key concepts in cultural and textual analysis, such as literacy, fictionality, transmediality, popular culture, hybridity and creolisation. Finally, the context against which we will place these concepts is “Europe”: challenging classical conceptions of Europe as a geographical (continental), homogeneous entity and epistemological framework, we will propose a more fluid concept: Europe as a changing matrix of (cultural, political, economical) values where post-colonial migrations and globalisation are quickly reconfiguring its old, hegemonic position on the global map.


Performance e os espaços da contemporaneidade
(Opção – Manuela Carvalho. S2, 4ª 16-19h, 12 ECTS)

Os Estudos de Performance têm uma longa história de relações com as artes visuais e os media. Desde as várias práticas teatrais, rituais, festivais, até às mais recentes performances multimédia e instalações, encontramos um campo de análise rico e que nos permite explorar questões relacionadas com a percepção e experiência. 
Tomando o espaço urbano como espaço da contemporaneidade por excelência, este seminário pretende analisar um conjunto de objectos, modos de expressão cultural e práticas artísticas contemporâneas, desde vídeo, documentários, fotografia, arquitectura, cenografia, instalações e performances urbanas, relacionando-os com teorias e políticas de produção de espaço e do quotidiano e teorias de cultura visual.
Alguns artistas que serão alvo de estudo são Sophie Calle, Rachel Witheread, Banksy, Christo, Richard Wentworth, Janet Cardiff, os Gémeos, Joana Vasconcelos, Marta Traquino, Sérgio Tréfaut, Gabriela Vaz-Pinheiro, entre outros.


Seminário de Investigação (Helena Buescu, S1)


Elaboração de Tese (Helena Buescu, S2)






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